O pescoço gigante
Um jovem de apenas 15 anos de idade se submeterá a uma cirurgia em seu pescoço extremamente longo, que lhe causa dores agonizantes. Fu Wengui, que vive em Pequim, na China, sofre de uma série de condições oriundas de seu problema na coluna e no pescoço; enquanto o número padrão de vértebras no pescoço do ser humano é 7, Fu tem 10.
De acordo com o pai do menino, Fu Genyou, “As vértebras extras fazem pressão sobre os nervos do pescoço de Wengui e o impedem de andar corretamente e de viver uma vida normal. Ele sente muita dor”.
As dores de Fu não são só físicas. Segundo o pai do adolescente, não há um dia em que algum estranho na rua não fique olhando discriminadamente para seu filho. “Ele sempre causa um alvoroço quando sai de casa”, disse. Todos olham e fazem piadas mesmo que internamente, mas ninguém sabe que o rapaz nasceu sofrendo de uma tremenda escoliose congênita e com uma caixa torácica anormalmente grande.
A escoliose congênita é uma deformidade da coluna vertebral causada por vértebras que não estão devidamente formadas. Ela ocorre muito cedo no desenvolvimento; nas primeiras seis semanas de formação embrionária. Basicamente, sua coluna tem o formato de um “S”. Mesmo que a cirurgia no pescoço do rapaz seja um sucesso, ele sofrerá das dores causadas por sua escoliose pelo resto de sua vida.
Um centro de caridade com sede em Pequim concordou em patrocinar a cirurgia no pescoço, e os médicos no Hospital Chaoyang estão agora traçando um plano de tratamento. A cirurgia é extremamente invasiva e há riscos do garoto sofrer danos permanentes na cirurgia; ele removerá o excesso de vértebras e substituirá algumas partes fundamentais delas com placas achatadas de titânio. Isso significa que o rapaz, com azar, pode acordar tetraplégico após a cirurgia caso algo dê errado.
Sabendo dos riscos, Wengui segue em frente com sua decisão de fazer a cirurgia. “Eu só queria ter um pescoço normal”, disse o rapaz.