Reações inesperadas da cafeína no corpo humano

O habito de tomar um café no período da manhã para desperta, é um habito do planeta todo praticamente. E como todos já sabem, nosso país é o produtor de um dos melhores cafés do mundo. É difícil de negar alguns goles desse “elixir dos deuses”.
Mesmo com sua quantidade grandiosa de consumo, a cafeína é uma substância química encontrada em várias plantas e uma delas é o café e seus efeitos no corpo humano podem ser muito variados. Há quem toma litros e litros de café para ter algum resultado, o que pode ser sinais de vícios.


Ajuda na concentração.




Foi pensando nisso que separamos uma lista com alguns dos efeitos. Podemos dizer que alguns itens da lista são totalmente esperados, enquanto outros são inesperados. Talvez tomar café para acordar não seja uma das melhores opções, talvez você encontre muito mais do que realmente procura. Vamos mostrar agora que o café pode causar muito mais do que apenas dentes amarelados.

 Talvez você já imaginasse essa “ajuda” que a cafeína nos dá. Esse efeito ajuda a nos manter mais concentrados, ou até mesmo acordados. Por isso que quando a canseira bate e a falta de concentração aparece, o primeiro pensamento é tomar um cafezinho. E normalmente o mesmo é uma ótima solução.

 E como nem tudo são flores. A cafeína pode trazer efeitos negativos para nosso corpo e uma delas é o vício. Mas nesse caso não é o consumo excessivo que fará a pessoa ter vício na substancia. O vício psicológico acontece quando uma pessoa está totalmente acostumada a tomar a bebida todos os dias, se decidir para por alguma razão (ou somente um teste), você sentirá abstinência, ficará irritado facilmente e também sonolência está na lista. Vai sentir uma falta de concentração. Ou seja, ficará sem tudo de bom que o café proporciona, mas também ficará sem a parte má da situação.

Separamos uma lista com alguns dos efeitos:

1- Ir mais frequentemente ao banheiro

 

A cafeína aumenta a produção de um hormônio que estimula a contração de diversos músculos, assim como o cólon, que pode resultar no aumento da leitura de jornais em ambientes privados e escuros.
Estudos ainda analisam se esse efeito ocorreria também em usuários do café desafinado. Mas bom, até lá podemos continuar tomando um cafezinho como um excelente digestivo.

2- Ajuda na concentração

Esse “efeito” da cafeína, você provavelmente já podia imaginar, ela contribui e ajuda você a se concentrar ainda mais. É por isso, que quando estamos abatidos, cansados e ligeiramente com sono, uma xícara de café é quase que obrigatória.
Isso acontece porque a cafeína é uma espécie de facilitador para a serotonina, dopamina e outros neurotransmissores, que contribuem para o bom funcionamento do cérebro.

3- Alivia dores de cabeça

Pois bem, todo mundo é vítima das famosas dores de cabeça, uma vez ou outra. E que tal substituir o dipirona por uma dose de café? Além de mais barato, a alternativa é muito mais gostosa.
A cafeína possuía a incrível habilidade de contrair os vasos sanguíneos de nossa cabeça, que naturalmente se dilatam, quando estamos sobre o efeito de fortes dores de cabeça. Estudos apontam, que a combinação de café e aspirina pode gerar alívio na dor de cabeça em até 40% dos casos.

4- Vício

Bom, é isso mesmo que você leu, afinal nem todos os efeitos da cafeína em nossos corpos são positivos.
O que acontece nesse caso, é que ao contrário do que muitos acreditam, não é o consumo excessivo do café que pode gerar o vício nessa substancia, o vício psicológico ocorre quando uma pessoa está acostumada a ingerir uma grande dose de cafeína todos os dias, e por algum motivo decide parar.
Ela sentirá dessa forma, alguns sintomas de abstinência, como sonolência, irritabilidade e falta excessiva de concentração. Vulgo, tudo o que o café lhe proporcionava.

5- Problemas estomacais

A cafeína aumenta a produção de ácidos no estômago, e esse efeito pode ser ainda mais agravado quando o café é ingerido de estomago vazio.
Pessoas que já possuem problemas estomacais como gastrite e úlceras por exemplo, são fortemente recomendadas a não consumir o café.

6- Insônia

A cafeína leva em média apenas 15 minutos para começar a fazer efeito em seu corpo, por outro lado ela leva nada mais e nada menos do que 6 horas para ser completamente eliminada dele.
E como já sabemos, a cafeína interage com uma série de neurotransmissores, que vão deixar o cérebro a mil, e consequentemente impedirá que você tenha um boa noite de sono, no outro dia você acordará bastante cansado, e o que você vai acabar fazendo? Isso mesmo, beber mais uma xícara de café.

7- Osteoporose

Sabe o que os astronautas e os viciados em café tem em comum? Pode até parecer uma piada ruim, mas de fato esses 2 seletos grupos possuem uma grande semelhança. Eles sofrem gradativamente de perda de massa óssea.

 

 

 

 


 


 

 

 



←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros