TV da Samsung grava conversas dos usuários, diz site


O site Daily Beast revelou a possibilidade de que o recurso de comando de voz, incluso nas novas TVs inteligentes da Samsung, esteja gravando conversas que acontecem ao redor dos aparelhos e transmitindo para um centro de armazenamento. 

Ao invés de utilizar o controle remoto para controlar a TV, o usuário pode utilizar comandos de voz para, por exemplo, trocar de canal, aumentar e abaixar o volume e até acessar aplicativos. É aí que mora o perigo, segundo o site norte-americano.

Um aviso inserido na política de privacidade da Samsung confirma a coleta de dados: "Por favor, esteja ciente de que as palavras utilizadas nos comandos, mesmo que sejam informações pessoais ou confidenciais, serão gravadas e transmitidas a terceiros". 

O site Daily Beast alerta que, se as conversas de sala de estar das pessoas estão sendo registradas e transmitidas, a privacidade dos usuários pode estar sendo minada. Se a transmissão desses dados não for criptografada, um hacker pode transformar sua televisão em um dispositivo de espionagem, coletando áudio e imagens diretamente da sala de estar da vítima. 

A Samsung afirma que o registro só é ativado quando o reconhecimento de voz está ligado e que as gravações são enviadas para um serviço de aprimoramento do reconhecimento de voz, num esforço para melhorar a tecnologia. 

"O reconhecimento de voz do usuário, que permite controlar a TV sem o controle remoto, é uma característica de nossas Smart TVs que pode ser ativada ou desativada pelo usuário. O proprietário da TV também pode desligar o aparelho da internet a qualquer momento", disse um representante da empresa coreana sobre os rumores. Segundo a Samsung, todos os dados enviados pela empresa são criptografados.

A mesma polêmica tomou conta do mundo da tecnologia quando o Siri, da Apple, foi lançado. O assistente pessoal presente em iPhones também registra e envia para terceiros as falas utilizadas em seus comandos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros