Cientistas acreditam que a causa mais provável do surto mortal de Ebola na África Ocidental começou com um menino que brincava perto de uma colônia de morcegos infectados por vírus aninhado em uma árvore oca.
O menino de dois anos de idade -foi descrito como o primeiro paciente a se infectar com o virus e foi o primeiro a morrer na sua aldeia em Meliandou, Guiné em dezembro do ano passado.
Antes de sua morte, em 06 de dezembro de 2013, Emile tinha ido perto de uma árvore onde abrigava morcegos em uma árvore oca ao ar livre.
Logo depois a criança pegou uma febre muito alta, começou a vomitar e a defecar fezes pretas.
Os cientistas acreditam que os morcegos que vivem nesta árvore oca na aldeia de Meliandou, Guiné poderia ser a causa da epidemia de Ebola que infectou a África Ocidental este ano.
Este menino de dois anos de idade pode ter passado a doença para sua familia seu pai Etienne ou ate mesmo para sua mãe,começando dai o surto do Ebola na africa cientistas acreditam.
A causa do surto mortal de Ebola na África Ocidental é mais provavel que tenha vindo destas origens pois foram os primeiros pacientes a ser infectado pelo virus Ebola "disse eles".
A irmã de Emile ,Philomene adoeceu no dia de Natal do ano passado, e morreu antes do Ano Novo. Sua mãe e sua avó morreram pela mesma causa, apos ter se infectado com a doença.
A doença só foi reconhecida como Ebola, em março, e no verão, ela começou a se espalhar através de fronteiras internacionais, infectando pessoas em Serra Leoa, Libéria e Nigéria, antes que os pacientes fossem diagnosticados.
A epidemia representa o maior surto de Ebola já registrado, matando cerca de 7.800 pessoas confirmadas ate o momento.
Os morcegos frugívoros são os portadores suspeitos do vírus Ebola e têm sido associados a surtos anteriores na África.
No entanto, a aldeia onde o garoto morreu não é localizada na floresta. A fonte da infecção foi, provavelmente, uma grande colônia de morcegos insetívoros que ocupam uma árvore oca na floresta concluiram.
Os moradores relataram que as crianças muitas vezes entravam dentro e ficavam ao redor da árvore e pode ter cido resultado a uma exposição maciça aos morcegos.
Esta e uma foto tirada da aldeia de Meliandou na Guiné |
O Dr. Fabian Leendertz pesquisador disse que epidemias do vírus Ebola são transmitidas para as populações humanas através de um contato direto com morcegos.
Fonte do artigo : Daillymail-saúde