RELÂMPAGO CATATUMBO – CONHEÇA ESSE INCRÍVEL FENÔMENO

Relâmpago Catatumbo é um fenômeno que ocorre na Venezuela. Ele ocorre especificamente sob a foz do rio Catacumbo onde finaliza seu percurso no lago Macaraibo.

O Relâmpago Catatumbo é um fenômeno ocorre por quase todas as noites.

Cerca de 140 à 160 noites, 10 horas por noite, em média 280 vezes por hora totalizando cerca de 1,2 milhões de descargas elétricas por ano, o fenômeno começa 1 hora após o anoitecer. É um número extremamente grande de Relâmpagos contínuos para uma área considerada pequena, e com isso é o local com o maior gerador único de Ozônio Troposférico. O ozônio tem a função positiva de absorver radiação e impede que grandes partes dos raios ultravioletas cheguem à superfície terrestre.
Existe uma teoria na qual explica que o que causa esses relâmpagos é devido a uma cordilheira, que é uma série de serras em V que rodeia o local, deixando a favor os ventos quentes que saem do caribe, assim quando o ar frio decai da cordilheira dos Andes, os raios são formados devido a mudança drástica de temperatura, e junto a isso, as enormes quantidades de metano que vazam pelo ar devido a concentração de petróleo que existe abaixo do lago Macaraibo e a matéria vegetal em decomposição ali concentradas causando acúmulo de gás alterando a condutividade do ar e causando inúmeros relâmpagos contínuos.
O Relâmpago Catatumbo surge a partir de uma massa nuvem de tempestade, que está a mais ou menos 5 km  de altura. Houve uma época, em 1906 que o Relâmpago Catatumbo desapareceu e só reapareceu após alguns meses. Não se sabem ao certo o motivo do desaparecimento teorias  afirmam que é devido a grandes mudanças no meio ambiente. Como também em 2010 após o ocorrido de um tsunami, os relâmpagos foram suspensos temporariamente, levando moradores a acreditar que seja devido ao desmatamento e a poluição do rio.
É possível ver o Relâmpago Catatumbo a 400 Km de distância, esse fenômeno tem servido como auxílio para muitos marinheiros durante as navegações. O fenômeno na hístoria da Venezuela também foi muito útil, servindo de alerta, para identificar invasores que ainda estavam muito distantes. Quem foi vítima desse alerta foi Sir Francis Drake, que teve a sua missão abalada pelo fenômeno.
Quem pode presenciar esse belo e horripilante fenômeno afirma que os relâmpagos são muitos, mas não há sons significantes, ou até mesmo quase não há som.
Você sabia?
A Venezuela recebeu um certificado da Organização Guinnes World  Record como reconhecimento ao relâmpago Catatumbo pelo registro de maior concentração de relâmpagos do mundo
←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros