Aqui estão alguns dos efeitos colaterais do refrigerante que não são tão conhecidos assim, mas que devem ser levados em consideração cada vez que você pensar em levar um gole deste líquido à sua boca:
1- Gordura em lugares estranhos do corpo
Ingerir refrigerante light leva você a armazenar gordura em volta do fígado e dos músculos, o que pode contribuir para a resistência à insulina e diabetes. Pessoas que consomem uma lata de refrigerante por dia, durante seis meses, podem ter a quantidade de gordura em volta do fígado e dos músculos aumentadas entre 132 e 142%, além de 11% de aumento nos níveis de colesterol.
2- Barriga de refrigerante light
Não seria surpresa que todo o açúcar do refrigerante causasse ganho de peso – e causa! Mas o mais surpreendente é que o refrigerante light também vai aumentar o seu peso: Pesquisadores da Universidade de Ciências do Texas monitoraram 475 adultos por 10 anos e descobriram que aqueles que consumiam refrigerante diet tiveram aumento de 70% na circunferência da cintura durante estes 10 anos, comparado com aqueles que não bebiam esta bebida. E aqueles que consumiam 2 latas de refrigerante light por dia aumentaram até 500% o tamanho da cintura!
3- Envelhecimento precoce
Light ou normal, todos os refrigerantes de cola contém fosfatos, ou ácido fosfórico, um ácido que dá à este tipo de refrigerante o seu sabor picante e aumenta o seu tempo de vida. Este ácido também existe em muitos outros alimentos como: carne vermelha, laticínios e nozes, mas não em excesso. Em excesso, ele pode levar a problemas cardíacos e renais, perda de massa muscular e osteoporose, além de acelerar o envelhecimento.
Um estudo, publicado em uma edição do Jornal FASEB de 2010 descobriu que os níveis excessivos de fosfato encontrados nos refrigerantes fizeram com que os ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que os ratos cujas dietas tinham níveis mais normais deste ácido.
4- Caramelo causador de câncer
Em 2011, o Centro sem fins lucrativos de Ciência no Interesse Público pediu ao Food and Drug Administration para proibir a coloração caramelo artificial usado para fazer Coca-Cola, Pepsi e outros refrigerantes de cola. O motivo: dois contaminantes na coloração (2-metilimidazol e 4-metilimidazol) são causadores de câncer em animais, uma ameaça que seria desnecessária, tendo em vista que a coloração é puramente estética.
Apenas 16 microgramas por pessoa por dia de 4-metilimidazol são suficientes para ser uma ameaça de câncer, e os refrigerantes de cola mais populares (tanto lights quanto regulares) contêm 200 microgramas em cada meio litro do produto.
5- Problemas hormonais
Não é apenas o refrigerante em si que está causando todos os problemas. Praticamente todas as latas de refrigerante de alumínio são revestidas com uma resina epóxi chamado bisfenol A (BPA), que é utilizada para impedir que os ácidos dos refrigerante reajam com o metal. O BPA interfere com os hormônios e tem sido associado a muitos tipos de doenças: infertilidade, obesidade, diabetes e até algumas formas de câncer.
6- Morte de pássaros
Pássaros, tartarugas marinhas e muitos outros animais acabam comendo pedaços de plástico em grandes quantidades e acabam morrendo, pois não são capazes de digerir.