URGENTE: Ministro Joaquim Barbosa deixa o Supremo



Um dos mais importantes presidentes da história do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa resolveu antecipar sua aposentadoria e deixará o comando da mais alta corte do país no próximo mês. A decisão de Barbosa, antecipada pelo Radar on-line na manhã desta quinta-feira, já foi comunicada à presidente Dilma Rousseff e ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
Nesta quinta, Renan recebeu a visita de Barbosa em seu gabinete. Na saída do encontro, tornou pública a decisão do ministro: "Motivo [do encontro] surpreendente e triste: o ministro veio se despedir, ele estará deixando o Supremo Tribunal Federal", disse. Barbosa deixou a reunião e seguiu para o gabinete do presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Nos corredores do Congresso, não quis comentar: "Num momento oportuno eu vou me pronunciar", disse. Barbosa comunicou a presidente Dilma Rousseff de sua aposentadoria na noite desta quarta-feira. Com sua saída, o vice-presidente do STF, Ricardo Lewandowski, assumirá a cadeira.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Parceiros